HAKRIBI KORUPSAUN KOLUSAUN NEPOTISMU
Hapara korupsaun!, se O lakohi naukten sira goza...
KONTRA PENSAUN VITALISIA
“Lucia Lobato Tinan 5 hela iha Becora”

Monday, May 14, 2012

O grande risco de Timor é a corrupção

A religião católica e a língua portuguesa são opções do povo timorense contra todas as influências. São, segundo Aires Gameiro, antigo director da Casa São João de Deus, um verdadeiro mistério. Esta manhã, na conferência que abre os dois dias para assinalar os dez anos da independência de Timor na Escola Francisco Franco, Aires Gameiro lembrou que os timorenses tiveram influências muçulmanas, hindus, calvinistas e, apesar de tudo, optaram pelo catolicismo e pelo português. Hoje, o grande risco de Timor é a corrupção, "qualquer país do petróleo é um país com riscos".

Autor do livro "40 dias em Timor", escrito na sequência dos meses que passou em Timor em 2008, o ex-director da Casa de Saúde de S. João de Deus salientou este mistério, recordando a história do país e do povo que, depois de tantos anos sob domínio indonésio, com apenas alguma liberdade religiosa e sem o ensino do português nas escolas, abraçou a religião católica e escolheu aprender português. O problema, o maior desafio que o país enfrenta é, neste momento, a corrupção ligada ao negócio do petróleo.

Luís Amado também estava convidado para esta conferência na Francisco Franco, mas ficou retido em Lisboa e só conseguiu avisar esta manhã. Os contactos telefónicos estão condicionados em todas as escolas da Região.

www.dnoticias.pt

No comments:

Post a Comment