HAKRIBI KORUPSAUN KOLUSAUN NEPOTISMU
Hapara korupsaun!, se O lakohi naukten sira goza...
KONTRA PENSAUN VITALISIA
“Lucia Lobato Tinan 5 hela iha Becora”

Thursday, March 11, 2010

KORUPSAUN: NOMEAÇÃO DE COMISSÁRIOS ADJUNTOS PARA A COMISSÃO ANTI-CORRUPÇÃO

Dili - O Comissário da Comissão Anti-Corrupção, Sr. Adérito de Jesus Soares, anunciou hoje a nomeação de dois Comissários Adjuntos para as áreas de prevenção e de investigação e educação...

O Comissário Sr. Adérito de Jesus Soares afirmou “Hoje anuncia a nomeação do Sr. Manuel Coutinho Bucar Corte-Real como Comissário Adjunto para a Prevenção e do Sr. José António de Jesus das Neves como Comissário Adjunto para a Educação, Campanhas e Investigação. Em face da sua vasta experiência e capacidade, estes Comissários Adjuntos poderão contribuir substancialmente para o trabalho da Comissão e para combater a corrupção em Timor-Leste.”

O Sr. Manuel Coutinho Bucar Corte-Real é um académico timorense respeitado. Foi Deão da Faculdade de Economia da Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL) de 2001 a 2006. Em 2006 o Sr. Bucar foi Comissário da Comissão Nacional de Eleições aquando das eleições para Chefes de Suco, e entre 2006 e 2007 foi Inspector-Geral do Governo de Timor-Leste. Foi neste papel de Inspector-Geral que adquiriu um conhecimento profundo dos desafios em termos de boa governação e corrupção em Timor-Leste.

Durante o período indonésio o Sr. Bucar foi Chefe da Comissão de Planeamento Económico e de Desenvolvimento do Distrito de Ainaro de 1996 a 1999. Possui uma licenciatura em economia e estudos de desenvolvimento pela Universidade Udayana em Bali, na Indonésia, bem como um maestrado em Economia, Marketing e Política Pública pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, em Braga, Portugal. O Sr. Bucar participou também em diversas conferências internacionais sobre corrupção, incluindo a sessão de trabalho regional ‘Integridade em Acção: Estabelecendo uma Comunidade de Prática’ em Phnom Penh, no Camboja, em Janeiro de 2006. Realizou igualmente um estudo comparativo com o Gabinete de Investigação de Práticas de Corrupção de Singapura, em Julho de 2007.

O Sr. José António de Jesus das Neves é desde há muito um activista de movimentos de juventude. Em consequência das suas actividades clandestinas foi preso pelas autoridades indonésias em Malang, na parte oriental de Java, durante quase três anos e meio, entre 1994 e 1997. Desde a Consulta Popular o Sr. Neves tem vindo a trabalhar para organizações nacionais e internacionais. Em 2001 foi contratado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para trabalhar num projecto de educação cívica. Em 2004 ajudou na elaboração do capítulo sobre prisões e detenções no Relatório da CAVR, e entre 2004 e 2007 foi Gestor de Projecto do Projecto de Capacitação de Liderança para o Desenvolvimento Económico do Banco Mundial. Desde Julho de 2007 o Sr. Neves tem trabalhado como Assessor Político Superior junto da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto.

O Sr. Neves tem uma licenciatura em filosofia pelo Colégio de Filosofia Teológica de Malang, na parte oriental de Java, na Indonésia, bem como um maestrado em Educação e Desenvolvimento pela Universidade de East Anglia, Norwich, no Reino Unido. Recebeu também o Prémio de Liderança da Austrália, atribuído em Melbourne em 2007, bem como uma Bolsa Chevening, um prémio de prestígio atribuído pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Commonwealth do Reino Unido pelo curso ‘O que faz funcionar a democracia’ na Universidade de Birmingham em 2009.

Haverá uma cerimónia de tomada de posse dos Comissários Adjuntos no Gabinete da Comissão na Rua Sérgio Vieira de Mello, Farol, na sexta-feira dia 16 de Março, pelas 17h30.

A Lei que estabelece a Comissão Anti-Corrupção concede ao Comissário poder para nomear até três Comissários Adjuntos para o assistirem. Os Comissários Adjuntos são nomeados por mandatos de quatro anos. A lei atribui à Comissão três mandatos fundamentais – investigação criminal da corrupção; tomada de medidas para prevenção da corrupção; e condução de funções de sensibilização, educação e investigação.

O Comissário Sr. Adérito de Jesus Soares afirmou “A estrutura organizacional da Comissão será composta por três divisões operacionais, uma para cada um dos mandatos fundamentais – Investigação, Prevenção e Educação. Será nomeado um Comissário Adjunto para cada Divisão.”

O Comissário Sr. Adérito de Jesus Soares acrescentou “Será nomeado, mais tarde, um Comissário Adjunto de Investigação, porém para já irei estabelecer e gerir a Unidade de Investigação. O recrutamento de funcionários públicos para a Comissão Anti-Corrupção terá lugar em breve, com as posições a serem anunciadas durante as próximas semanas. O recrutamento será feito de acordo com as directivas da Comissão da Função Pública.”

Para mais informações é favor contactar a Comissão através do correio electrónico cac_tl@yahoo.com

No comments:

Post a Comment